segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ministra apela à vacinação contra a gripe


A ministra da Saúde diz que, neste momento, não há uma "crise pandémica" de gripe A H1N1, mas sim a "epidemia de gripe do Inverno", e apela aos portugueses para se vacinarem.

Ana Jorge comentava o anúncio feito pelas autoridades inglesas de que a gripe A H1N1 causou a morte a dez pessoas no Reino Unido nas últimas seis semanas.

De acordo com a Agência Britânica para a Protecção da Saúde, as dez vítimas eram adultos com menos de 65 anos e a maioria sofria de outros problemas de saúde.

"Neste momento não há crise pandémica, o que está a acontecer é a epidemia de gripe do Inverno. Importa que as pessoas não se esqueçam do grande envolvimento que tiveram no ano passado" para se defenderem do vírus, afirmou Ana Jorge à margem de uma cerimónia para apresentação dos resultados do programa "Portugal a sorrir", que decorreu numa escola na Amadora.

A ministra da Saúde lembrou que a campanha de vacinação está em curso e que as pessoas devem vacinar-se porque o vírus da gripe H1N1 permanece activo este ano.

Por outro lado, salientou, as pessoas não se devem esquecer dos comportamentos aconselhados para evitar a transmissão do vírus, como lavar frequentemente as mãos, tapar o nariz e a boca com um lenço ou com o braço quando tossir.

Estes cuidados devem manter-se, disse a ministra, deixando uma mensagem: "E vacinem-se porque as vacinas estão nos centros de saúde".

Mais de mil internamentos e 124 óbitos

O primeiro caso de gripe A (importado do México) em Portugal foi detetado a 29 de Abril de 2009 e o primeiro caso secundário foi identificado a 4 de Julho do mesmo ano.

No total, foram hospitalizados 1436 doentes (193 admitidos em Cuidados Intensivos), registando-se 124 óbitos, dos quais 46 na região Norte, 29 na Região Lisboa e Vale do Tejo, 26 na região centro, 13 na Madeira e os restantes distribuídos pelo Alentejo, Algarve e Açores, onde se verificaram três mortes por H1N1.

A idade média de ocorrência dos óbitos foi de 47,6 anos, maioritariamente pertencente ao sexo masculino (59,7%), segundo um relatório da Direcção-Geral da Saúde.

Este ano, a vacina contra a gripe sazonal é trivalente, imunizando também contra o vírus da gripe A (HIN1).

Fonte: JN