quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Protecção de Emergência contra Fumo


Pouco recomendado ou publicitado em Portugal, contrariamente aos restantes países da UE, estes tipos de “escape de emergência contra fumo, gases e calor” foram projectados para aumentar as hipóteses de sobrevivência a utilitários de espaços envolvidos em incêndios estruturais.

São dispositivos de salvamento e recomendados para utilizações em curtos espaços de tempo.

Estas capotas são para serem colocadas sobre a cabeça, preparadas e adaptadas a todos os tipos de rostos sem interferência com próteses visuais, destina-se a proteger a cabeça, face, vias respiratórias e oculares dos produtos provenientes da combustão ou de atmosferas potencialmente perigosas.

A protecção respiratória é efectuada através de filtros especiais, o isolamento quase total das vias respiratórias faz-se através de uma adaptação na zona do pescoço que permite uma muito boa estanquidade do equipamento na face do utilizador.

Podem ainda ser utilizados pelas equipas de bombeiros que efectuam buscas e salvamentos, que ao encontrarem a vítima, adaptam este tipo de equipamento à mesma, oferecendo-lhes maior autonomia e protecção na sua deslocação até ao exterior.

Algumas dicas sobre como é utilizado este equipamento:

1) Oferece protecção ao fogo, fumo e gases, monóxido de carbono, cianeto de hidrogénio, cloreto de hidrogénio, etc.

2) Oferece pelo menos 15 minutos de protecção contra altas concentrações destes gases letais.

3) Foi testado para um padrão nacional apropriado, como do 403 EN padrão Europeu.

4) Possui um selo de estanquidade na zona do pescoço.

5) Permite a utilização do sentido visual.

6) È feito de um material resistente ao calor, oferece protecção a temperaturas elevadas e cobre completamente a cabeça do usuário.

7) È fácil de colocar e têm instruções claras para o uso adequado.

8) Possuem uma vida útil longa desde que guardado de acordo com instruções de fabricantes.

9) Se pretende implementar várias capas de evacuação de emergência e ópera em ambientes perigosos, vale a pena investir no dispositivo de treino.

Hoje em dia o investimento neste tipo de equipamentos, mesmo que seja um investimento familiar, é sempre uma mais-valia na tentativa abstracta de lutarmos por mais um dia de sol.
A prevenção passiva, devia estar incumbida na cultura de todos os cidadãos, ter em casa uma manta ignífoga, um extintor de co2 ou pó químico, ou um simples detector portátil de gás na cozinha, poderia contribuir para um melhoramento na segurança de todos.

Fonte: FIRESHELTER52