terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Curto-circuito em presépio causa incêndio em igreja de Mogadouro


Um incêndio destruiu parcialmente a igreja da aldeia de S. Martinho do Peso, em Mogadouro.

No dia de Natal à noite, cerca das 22H, os sinos tocaram a rebate e a população juntou-se para combater as chamas.

O presidente da comissão fabriqueira explica que “uns rapazes íam para o café, viram o fumo e deram o alerta. Foram bater-me à porta, tocaram os sinos a rebate e as pessoas apareceram”.

“Primeiro abri a porta principal mas não conseguimos entrar porque o fumo era muito e depois demos a volta por trás pela porta da sacristia e lá conseguimos combater o incêndio com baldes de água” acrescenta. “Ainda chamámos os bombeiros mas quando chegaram já tínhamos a situação dominada”.

José Carlos Felgueiras suspeita que a origem das chamas terá estado num curto-circuito nas luzes do presépio.

“Puseram lá uma luzinhas para tornar o presépio mais bonito e com certeza houve algum curto-circuito que incendiou as cortiças que enfeitavam o presépio” afirma. “Junto ao presépio estava um altar, de maneira que quando demos conta estava a igreja cheia de fumo e o altar já estava a arder porque o presépio já tinha sido consumido pelas chamas”.

Os prejuízos ainda não estão contabilizados, mas certo é que algumas imagens ficaram complemente danificadas.

“Duas imagens arderam na totalidade e um dos altares está bastante danificado. As paredes da igreja e o forro está tudo negro, cheio de fumo. Vai ser preciso lavar tudo” descreve José Carlos Felgueiras. “Nós não podemos fazer contas aos prejuízos porque não temos aqui pessoas que saibam o trabalho que dá, mas estou convencido que vai para uns euros largos” estima o responsável.

A igreja tinha sido restaurada há oito anos.

Agora terá de ser sujeita a novos trabalhos de recuperação.

Escrito por Brigantia
Fotos: Miguel Cabral