quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chocar para sensibilizar jovens

Foi com imagens chocantes e números de uma realidade dramática, que a GNR iniciou ontem um conjunto de acções de formação para futuros condutores. A iniciativa é pioneira no país e vai abranger todas as escolas de condução do distrito de Santarém.

Depois das campanhas de "prevenção rodoviária" para condutores e crianças, o Governo Civil de Santarém decidiu ir mais longe e apostar naqueles que serão os futuros automobilistas. A aposta é ambiciosa e tem por base a dura realidade que marca este distrito. Até ao dia 15 de Dezembro já se registaram 5054 acidentes nas estradas de Santarém, que provocaram 43 mortos e 206 feridos graves.

"Os números não sendo bons, são animadores", admite a governadora civil, realçando a diminuição do número de mortos e dos feridos graves que se tem registado ao longo dos últimos anos. Sónia Sanfona acredita que "isso é, também, resultado das inúmeras campanhas" do Governo Civil que, pela primeira vez, engloba os futuros condutores.

Estas novas acções contam com a colaboração das forças de segurança (PSP e GNR) e todas as escolas de condução do distrito de Santarém. O protocolo, celebrado em Setembro, prevê ainda que os bombeiros dêem formação no âmbito da protecção e socorro aos futuros condutores, sobre "como se devem comportar quando forem intervenientes ou assistam a um acidente na estrada", esclareceu a governadora.

Ontem, na escola de condução Fatimense, os mais de 20 alunos olharam atentamente as imagens de automobilistas que realizaram manobras perigosas, e de vítimas de acidentes de viação. Ouviram o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém dizer que "a causa principal dos acidentes é o condutor e não a via ou o veículo", e que "o álcool e as drogas são fatais para a condução". Segundo o capitão Márcio Nunes a principal causa dos acidentes "está nas manobras perigosas". E lembrou que o uso do telemóvel "aumenta em quatro vezes a probabilidade de acidentes".

Fotografias e vídeos "chocantes" serviram para alertar os novos condutores para os perigos da estrada. "Não esqueçam estas imagens. Isto pode acontecer a qualquer um" pediu o capitão.
O comandante territorial da GNR de Santarém, coronel Vítor Lucas, lembrou "o drama" que se vive nas estradas do distrito, e alertou para a necessidade de "mudar mentalidades" e "parar de vez este drama".
Fonte: JN