segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Agricultores reconhecem abusos no uso do tractor


Este ano já morreram 34 pessoas em acidentes de tractor em todo o país.

O último ocorreu sexta-feira, em Mortágua, distrito de Viseu, o que eleva para 355 vítimas deste tipo de sinistros nos últimos 10 anos.

Só no distrito de Bragança já morreram este ano quatro pessoas em acidentes de tractor agrícola.

Os descuidos e a negligência são, por regra, as principais causas.

João dos Santos, 71 anos, ainda cá está para contar a história. Mas podia não estar, como aconteceu a centenas de agricultores por todo o país mortos em acidentes de tractor.

Este agricultor de Seixo de Manhoses, Vila Flor, recorda com mágoa o quase trágico dia 27 de Maio de 2000.

“Andava a lavrar num terreno inclinado, abusei e quando fui a ver estava debaixo dele. Rebentou-me as costelas e tórax” conta.

Apesar de ficar traumatizado, João dos Santos não deixou de ter tractor e de continuar a trabalhar com ele.

“Tinha dois tractores e resolvi trocá-los por outro” refere, salientando que “ganhei-lhe muito medo. Para mim terminou porque eu sofri muito”.

João dos Santos reconhece que abusou do tractor, caso contrário não teria tido o acidente que quase o matava. Na sua opinião é esse o problema de quase todos.

“É o que acontece quando a gente abusa deles. Se eu não abusasse dele, o tractor não se virava” conta. “Eu acelerei-o, levantei-lhe o escarificador e ele veio para trás e virou-se logo. Não tive hipótese” recorda.

O vizinho de João dos Santos, Américo Meireles, 69 anos, já sofreu dois acidentes de tractor.

“Tive um em 1985 e outro em 2003” refere. “No primeiro, andava a lavar uma propriedade minha e por um pequeno descuido estalou-se-me o escarificador numa oliveira. O tractor levantou a frente, estava um bocado inclinado e tombou para o lado e partiu-me a perna direita” conta. Américo Meireles entende que “os tractores são feitos para trabalhar em certos terrenos e as pessoas é que os obrigam a trabalhar em terrenos que não devem” salientando ainda que “é um animal e que não conhece o dono”.

Os tractores agrícolas são máquinas que não conhecem o dono e não que não toleram abusos.

Por causa do número de vítimas mortais em acidentes de tractor, o Parlamento aprovou recentemente, por unanimidade, um projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo que avance com um pacote de medidas para travar os acidentes com tractores e que inclui um programa de renovação e reequipamento das explorações agrícolas.

Fonte: CIR