quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cruz Verde apresenta novos comandantes e comissão para angariação de fundos

No âmbito das comemorações do 120º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiro Voluntários da Cruz Verde, foram empossados o 1º e 2º comandante do Corpo de Bombeiros. A cerimónia serviu também para apresentar a Comissão de Honra…
…que vai dinamizar uma angariação de fundos para apoiar as obras de ampliação do quartel da corporação. Presidida pelo antigo governador civil de Vila Real, Aires Querubim, esta comissão vai dinamizar actividades de angariação de fundos para cobrir o investimento não comparticipado pelos fundos comunitários ou pela autarquia. Os fundos angariados irão servir para equipar os novos espaços criados com a remodelação e ampliação do quartel. Aires Querubim apelou à “solidariedade para com os bombeiros” e destacou que esta é “a oportunidade de os vila-realenses retribuírem a dedicação da Cruz Verde ao concelho ao longo dos seus 120 anos de existência”.

Bombeiro há 13 anos, Miguel Fonseca foi empossado comandante da corporação, depois de ter assumido o lugar de comandante interino em Abril, após a saída de Fernando Mota. O agora comandante pretende “dar continuidade ao trabalho que tem sido feito e desenvolver novos projectos”, sendo que a formação será uma das apostas nos próximos anos. A criação de novos espaço no quartel para os bombeiros vão limitar o espaço ao nível da formação, mas Miguel Fonseca assegurou que a Cruz Verde pretende avançar com a construção de um novo espaço onde irá funcionar um centro de formação. “Estamos neste momento em discussão do projecto a nível interno”, revelou.

Sobre as obras de ampliação do quartel, Miguel Fonseca considera que “estão à vista”. “As obras estão a correr muito bem e, segundo a informação que temos, os prazos serão cumpridos”, revelou. O próximo passo será, segundo o comandante, “equipar o corpo de bombeiros”. Quanto a recursos humanos, o comandante assume que a corporação “está bem” embora sejam sempre precisos mais voluntários. Miguel Fonseca admite que a frota precisa ser remodelada, assim como os equipamentos de protecção individual. As obras de remodelação e ampliação deverão ficar concluídas ainda este ano e vão dotar o quartel com novas camaratas, masculinas e femininas, refeitório com cozinha, lavandaria, salas de formação, gabinetes de apoio para graduados, comando e direcção, e ainda um novo parqueamento para viaturas.

Fonte: NVR