domingo, 20 de fevereiro de 2011

Autoestrada Transmontana vai ter isenções para residentes


Anúncio foi feito hoje pelo primeiro-ministro José Sócrates, em Bragança, durante a iniciativa "Governo Presente". Novo modelo resulta de acordo celebrado com PSD.

A autoestrada (AE) transmontana vai ter o mesmo regime de portagens das SCUT, mas com uma isenção para os residentes, anunciou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, em Bragança, durante a iniciativa "Governo Presente".

O chefe do Governo acrescentou que este novo modelo resulta do acordo celebrado com o PSD para a aprovação do Orçamento do Estado para 2011.

A Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, numa extensão de 130 quilómetros, tinha sido anunciada pela primeiro-ministro como a "autoestrada da justiça", sem portagens para o utilizador, pelo isolamento e por o distrito de Bragança ser o único do país sem um quilómetro de autoestrada.

José Sócrates fez hoje um ponto da situação das novas estradas em construção na região, durante o "Governo Presente", em Trás-os-Montes, e sobre a autoestrada disse que o que mantém em relação ao compromisso anterior "é que esta autoestrada será como as outras SCUT".

"Eu acho que isso é que é fazer justiça".

"E o que terá e que resultou de um acordo com o PSD, feito na Assembleia da República, é o mesmo esquema que estamos a utilizar para todas as outras SCUT: terá portagens, sim, mas essas portagens terão exceções, terão isenções para aqueles que aqui residem", afirmou.

"É um apoio à região e às pessoas que aqui vivem por forma a que essas pessoas possam ser compensadas daquilo que é uma certa desvantagem de há muito tempo terem indicadores sócio económicos que estão abaixo da média nacional", sustentou. O primeiro-ministro sustentou: "eu acho que isso é que é fazer justiça".

José Sócrates frisou que "a opinião do Governo sempre foi que no interior deveríamos ter autoestradas sem portagens, mas a verdade é que o PSD nunca concordou com isso e acabámos por chegar a um compromisso, que está hoje expresso nas SCUT do Grande Porto".

"São SCUT em que temos portagens, mas que têm isenções para aqueles que residem e trabalham nesta região. Eu acho que é o mínimo de justiça e de solidariedade que devemos fazer para com o interior do país", declarou.

A Autoestrada Transmontana implica um investimento inicial de 440 milhões e servirá 250 mil pessoas dos concelhos de Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

Túnel do Marão: primeiro-ministro visitou "obra histórica"

O primeiro-ministro visitou hoje, pela terceira vez, as obras de construção da autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, onde já foram escavados metade dos 5,6 quilómetros do maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

A primeira paragem foi no maior dos 14 viadutos do empreendimento, com 911 metros de extensão e 145 metros de altitude máxima, entrando depois em autocarro numa das bocas do túnel que atravessará a Serra do Marão.

José Sócrates salientou que esta obra "vai acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão".

"É uma obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país. É uma daquelas obras simbólicas que marcará um antes e um depois. Esta infraestrutura é essencial para dar a possibilidade a Trás-os-Montes de competir e atrair empresas e de ter uma economia mais próspera", afirmou.

O presidente do Conselho de Administração da Autoestrada do Marão, Francisco Silva, referiu que o prazo de conclusão da obra é novembro de 2012 e considerou ser "preciso uma grande tenacidade para levar a cabo esta obra".

Autoestrada do Marão junta-se à Autoestrada Transmontana

A Autoestrada do Marão vai juntar-se à Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, que permitirá reduzir a sinistralidade em 23%.

A comitiva governamental seguiu de autocarro pelo Itinerário Principal 4 (IP4) até Bragança, para observar o andamento da obra da Autoestrada Transmontana, que está a aproveitar 80%do traçado do atual itinerário, onde, na última década, 24 pessoas perderam a vida em média por ano.

As infraestruturas rodoviárias que estão em obra nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda, como a AE Transmontana, o Douro Interior e o Túnel do Marão representam um investimento de mais de dois mil milhões de euros e empregam cerca de 29 mil pessoas.
Fonte: Exame Espresso