quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

População de Torre de Moncorvo saiu à rua a pedir continuidade do SAP

Cerca de 200 pessoas manifestaram-se esta manhã contra o encerramento nocturno do SAP do centro de saúde de Torre de Moncorvo. A marcha começou junto à unidade de saúde e terminou na Câmara Municipal, onde a comissão de utentes foi recebida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Aires, a quem foi entregue uma moção.

De qualquer forma, o povo gritou bem alto que não concorda com o encerramento das urgências durante a noite, sendo que a alternativa é o Serviço de Urgência Básica de Foz Côa, a 20 quilómetros de distância:

“Estou aqui para defender os nossos direitos, porque queremos o centro e a urgência aberta 24 horas”, diz uma manifestante. Uma habitante de Souto da Velha, indignada, garante que “enquanto alguém da câmara não der a cara, não saímos daqui”. “Queremos as urgências abertas porque de noite ainda estamos vivos”, diz. “A população da minha aldeia é toda idosa. Vai uma pessoa de 90 anos com uma pensão de 200 euros daqui para Foz Côa? Quem é que paga isso?”, sublinha.

Adriano Reis, da comissão de utentes, confia que o protesto poderá ter resultados:

“Temos esperança porque a luta continua. A comissão de utentes vai reunir e tomar outras formas de luta. Há um ditado que diz que água mole em pedra dura tanto bate até que dura.”

A população de Torre de Moncorvo em protesto, esta manhã, contra o encerramento do SAP entre as 10 da noite e as 8 da Manhã.

Fonte: CIR