segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novas regras do transporte de doentes motivam reunião


A Liga dos Bombeiros Portugueses reúne-se hoje com o secretário de Estado da Saúde para debater as alterações ao regime de transporte de doentes não urgentes.

O presidente da Liga diz que os bombeiros "não podem passivamente aceitar que o Ministério da Saúde queira impor medidas que se revelam absurdas". Para Duarte Caldeira só é aceitável que se altere o documento que entrou em vigor no início do ano.

Um despacho do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, determinou em Dezembro passado que o transporte de doentes não urgentes pago pelo Ministério passa a ter de responder obrigatoriamente a dois requisitos: prescrição clínica e insuficiência económica.

A Liga afirma ter exemplos de casos de pessoas que foram privadas do acesso ao transporte de que necessitavam porque as estruturas locais do Ministério não tiveram capacidade de avaliar essa insuficiência e por isso não prescreveram o transporte.

Segundo a Liga, em Janeiro, o transporte de doentes feito por associações de bombeiros diminuiu 30 a 40% e há muitos utentes a pagar do seu bolso.

Fonte: RR