quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nova viatura de salvamento/desencarceramento e um ginásio

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) apresentou, anteontem, dia das comemorações do seu 225.º aniversário, uma viatura nova, que está sendo transformada para realizar acções de salvamento e desencarceramento, custeada por fundos municipais.

Outra “prenda” dos Sapadores, também a receber posteriormente, é o ginásio. Um antigo espaço existente no quartel, sito no Monte Belo norte, que funcionava como arrecadação, dará lugar a ginásio, restando equipá-lo com o necessário equipamento.

Na sua intervenção na sessão solene comemorativa do 225.º aniversário, a presidente da Câmara Municipal salientou o objectivo do Município em “manter e melhorar os recursos humanos e materiais” da corporação, lembrando a apresentação de uma candidatura a fundos comunitários, totalizando cerca de 2 milhões e 256 mil euros, dos quais 677 mil são da responsabilidade da Autarquia.

Maria das Dores Meira abordou a polémica questão da reestruturação dos horários dos sapadores para rotular de “inaceitáveis” os ataques por parte da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP). Para a autarca, tais alterações - passam de quatro para cinco turnos -, “garantem a continuidade da corporação como núcleo central do sistema de protecção civil municipal.”

A cerimónia solene contou com a presença do vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), com Rui Silva a distinguir o “alto valor” dos bombeiros sapadores de Setúbal.

Alguns bombeiros foram agraciados pela CBSS com medalhas de distinção por anos de serviço, tendo três deles recebido o Crachá de Ouro da LBP, comprovativo de 35 anos de serviço.

Para além da sessão solene nos Paços do Concelho, as comemorações contemplaram a imposição de medalhas, uma formatura geral e exercícios de demonstração de meios operacionais, na Praça de Bocage, deposição de flores no talhão dos Bombeiros aos soldados das paz falecidos, visita ao futuro ginásio e contacto com a nova viatura, no quartel da aniversariante corporação.

Paulo Lamego, há dois meses e meio no exercício do cargo de comandante da CBSS, reconheceu a «O Setubalense» estar, ainda, a inteirar-se de todos os assuntos da corporação.

Instado sobre a reestruturação ocorrida no início deste mês, o comandante operacional assegurou que “nada mudou, em termos de socorro à população e dispositivo operacional”, apesar do aumento de quatro para os actuais cinco turnos.


REDUÇÕES Admitindo que as “implicações” deste aumento de turnos são a “nível interno”, o major Paulo Lamego mostra-se apostado em “querer melhorar” a funcionalidade laboral na corporação. Quanto à alegada redução de horas extraordinárias, logo redução de vencimentos, dos efectivos da corporação de bombeiros, o comandante remeteu a matéria para a esfera do executivo político.

“A senhora presidente e os vereadores tomaram essa decisão e lá terão as suas razões. A mim, compete-me a parte operacional e isso está garantida.” Questionado sobre o sentimento que denota das suas tropas, Paulo Lamego admite que, nessa matéria, “os meus homens sentem-se como todos aqueles que sofreram reduções nos vencimentos desde 1 de Janeiro, com implicações nos seus agregados familiares.”

Fonte: O SETUBALENSE