sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Petição contra as portagens na Auto-Estrada Transmontana


O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros é o primeiro subscritor da petição contra a A4 portajada

O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, é o primeiro subscritor da petição que foi lançada contra as portagens na Auto-Estrada Transmontana.
O autarca lembra que quando anunciou a obra, o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que esta via é a “auto-estrada da justiça”, surpreendendo agora a população do Nordeste Transmontano, na visita que fez à região no passado dia 19, ao afirmar que esta via vai ter o mesmo regime de portagens das SCUT.
Entre os argumentos que sustentam esta petição estão o baixo nível dos rendimentos médios das populações transmontanas, o diminuto desenvolvimento económico, a escassa atractividade de empresas, o facto de outras regiões do País terem tido, durante anos a fio, auto-estradas não portajadas e a inexistência de vias alternativas.
As portagtens são vista como uma penalização para as populações dos distritos de Vila Real e Bragança, que vão ter que pagar logo a pós a conclusão da obra.
Perante esta situação, os subscritores desta petição solicitam ao presidente da Assembleia da República que decida discutir esta matéria, recomendando ao governo a alteração desta medida.
Os subscritores pedem, ainda, ao governo que adie a entrada em vigor das portagens na A4 pelo menos durante sete anos.
Foto: cm-macedo de cavaleiros
Fonte: Jornal Nordeste