quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SAP’s já estão encerrados à noite

Os Serviços de Atendimento Permanente deixaram de ter médico à chamada a partir das 22 horas de ontem.

Um fax da Administração Regional de Saúde do Norte enviado às oito câmaras municipais do distrito de Bragança com SAP’s nocturnos dava conta disso mesmo.

Ao contrário do prometido há menos de um ano pela própria Ministra da Saúde, ainda não estão concluídas as acessibilidades no distrito de Bragança mas desde ontem à noite que deixa de haver médico à chamada nos centros de saúde.

A presidente da câmara de Alfândega da Fé, um dos concelhos afectados, confirma que recebeu a notícia por fax, mas que já estava à espera.

Segundo explica, essa medida ficou acordada numa reunião recente entre a ARS Norte e os oito autarcas.

“Isso já não era novidade apesar de não ter ficado definida uma data concreta” afirma Berta Nunes, acrescentando que “nós não pomos em causa o encerramento do SAP uma vez que resulta do protocolo que foi assinado com os presidentes de câmara e em que o Governo se comprometeu a instalar uma rede de emergência pré-hospitalar”.

No caso de Alfândega da Fé, Berta Nunes revela que espera ainda algumas contrapartidas pelo encerramento nocturno do SAP.

Nomeadamente a criação de um posto avançado do INEM no concelho e a substituição da actual ambulância, já com 13 anos.

“Nós tornámos a nossa posição bem clara e foi aceite pois nós precisamos que os bombeiros tenham um reforço da sua capacidade de resposta” refere, salientando que “precisamos de uma ambulância do INEM uma vez que a ambulância que temos tem 13 anos e não tem condições para prestar um serviço de qualidade”.

Por outro lado, pretende que “os bombeiros de Alfândega passem a ser um posto avançado do INEM porque isso vai criar melhores condições ara um atendimento mais rápido”.

De acordo com o fax da ARS Norte, a que tivemos acesso, são invocados 15 pontos que justificam o encerramento dos SAP. O mesmo documento explica que em 2010, foi atendido em média menos de um paciente por noite, entre a meia-noite e as oito da manhã em cada um dos oito centros de saúde. O serviço tem sido assegurado por um enfermeiro e um assistente operacional em presença física e um médico em regime de prevenção, cujos custos são assegurados em horas extra.

Assim, de segunda a sexta-feira, entre as 22 horas e as oito da manhã, os SAP de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais passam a estar fechados.

Aos fins-de-semana e feriados o período de encerramento é entre as 22 horas e as nove da manhã seguinte.

A Brigantia contactou Vítor Alves, director do ACES Nordeste, que se escusou a prestar declarações, por a decisão ser d responsabilidade da ARS Norte.

Fonte: Brigantia