segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mais transmontanos com diabetes


Está a aumentar na região transmontana a prevalência da diabetes.

É a conclusão de um estudo feito pelo primeiro curso de pós-licenciatura em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde de Bragança.

Os números levam mesmo a directora do curso a afirmar que poderemos estar perante o risco de uma pandemia.

“Epidemia e com probabilidades de uma pandemia a nível global” afirma Augusta Mata. A prevalência da diabetes está a aumentar, mas mais do que isso o nosso estudo também pretendia avaliar de vir a desenvolver a diabetes no espaço temporal de 10 anos e a conclusão é que temos uma elevada percentagem de pessoas com risco” acrescenta.

Para este estudo foram entrevistados 1651 utentes dos centros de saúde de Bragança, Freixo Espada à Cinta, Macedo Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Torre de Moncorvo e Vimioso, com mais de 18 anos.

No distrito os resultados quase que triplicaram em relação à média nacional que é de 12,7%.

“Tivemos uma taxa de 32% o que é muito elevado relativamente ao panorama nacional” adianta, salientando que “este aumento de prevalência na nossa regia tem a ver com o sitio onde nós recolhemos os dados, pois as pessoas que mais recorrerem aos centros de saúde são as portadores de doença”.

Augusta Mata fala ainda das causas que levam à prevalência da diabetes e o que se pode fazer para a prevenir.

“Tem a ver não só com a hereditariedade mas também com os estilos de vida” por isso o ideal seria “corrigir os hábitos alimentares e aumentar a prática do exercício físico” afirma.

A actuação centra-se agora na definição de estratégias de promoção da saúde.

Fonte: Brigantia