quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Obras no IP4 dificultam circulação em dias de neve


A falta de cuidado dos automobilistas e as obras no IP4 são os maiores condicionalismos em dias de neve no distrito de Bragança.

Os limpa-neves têm dificuldade em passar e o trânsito fica condicionado.

O alerta é dado pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.


As dificuldades que os bombeiros tiveram ao proceder à limpeza da via no último nevão devem-se sobretudo às obras da A4.

“Neste momento está um bocado limitado não só devido às obras que estão a decorrer e nós temos algumas dificuldades em passar porque a lamina é grande demais em algumas zonas” explica João Venceslau, comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.


Mas João Venceslau considera ainda que os automobilistas devem respeitar mais o trabalho dos bombeiros e as indicações que são dadas não só pelos soldados da paz mas também pelas restantes autoridades.

Para além das obras, a falta de colaboração dos automobilistas dificulta muitas vezes o trabalho de limpeza da via porque frequentemente os bombeiros não conseguem passar.

“Nós não podemos trabalhar quando o IP tem várias viaturas. Ou limpamos ou tiramos viaturas porque não conseguimos passar” afirma.


Para tentar contornar esta situação, os Bombeiros de Macedo dispõem já de dois limpa-neves que usam com propósitos diferentes.

Mas o comandante, João Venceslau refere também que tem de haver alguma habilidade nas manobras.

“Aquilo requer uma perícia muito grande mesmo por causa dos cones de borracha que estão no centro da via” explica.


As obras da A4 e a falta de compreensão dos automobilistas a serem considerados pelo comandante dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros como fortes entraves ao bom desempenho do trabalho dos soldados da paz em dias de neve.

Fonte: CIR