segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chuva, neve e vento deixam país sob alerta

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou hoje às 14:00 o alerta Amarelo em Portugal continental devido à previsão de precipitação, queda de neve, vento forte e agitação marítima.
O alerta Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, vai manter-se accionado até às 20h00 de quarta-feira, de acordo com a ANPC.

A protecção civil alerta, face às condições meteorológicas, para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio, formação de lençóis de água, corte de estradas devido à queda de neve, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e possíveis acidentes na orla costeira.

O alerta Amarelo é accionado quando a «previsibilidade de ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens», de acordo com a ANPC.

Nestas situações, o dispositivo de protecção civil e socorro reforça as actividades de monitorização e vigilância da situação e intensifica as acções preparatórias para as tarefas de intervenção.

O Instituto de Meteorologia prevê ainda para hoje aguaceiros, em especial nas regiões do norte e centro, queda de neve, vento com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e rajadas até aos 90 quilómetros por hora nas terras altas.

Na costa ocidental as ondas podem chegar aos 5 a 6 metros a norte do Cabo Carvoeiro.

Lusa/SOL