quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Serviço do CHNE distinguido com prémio nacional

A Via Verde da Sépsis, do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), foi distinguida com o primeiro prémio de boas práticas em saúde.

O CHNE foi um dos hospitais pioneiros, a nível nacional, a implementar um sistema de resposta rápida às infecções generalizadas.

A coordenadora deste projecto explica que em pouco mais de um ano já é possível observar resultados positivos.

“Para além da diminuição da taxa de mortalidade há também a redução da taxa de internamento em unidade de cuidados intensivos, evitando que o doente progrida para uma forma mais grave da doença” afirma Cristina Nunes. “A maior parte dos doentes, cerca de 60% só precisaram de nível de cuidados de enfermaria médica ou cirúrgica, mas o que é certo é que deste que implementámos a Via Verde apenas 6% dos doentes precisaram de cuidados intensivos” acrescenta.

Em todo o Mundo, 22 por cento dos doentes internados em cuidados intensivos são afectados pela Sépsis.

Destes, 40 a 60 por cento acabam por morrer.

No hospital de Bragança, esta Via Verde da Sépsis permite fazer o diagnóstico da doença mais cedo e isso ajudou a reduzir a taxa de mortalidade para 16 por cento.

As causas são variadas e afectam novos e velhos.

“A Sépsis é uma infecção generalizada que pode ter origem numa infecção urinaria grave ou abdominal e que pelas especificidades do doente pode desenvolver uma forma mais grave de doença” explica a médica.

Cristina Nunes alerta para alguns sintomas a ter em conta.

“Um doente que tem febre muito elevada, tosse com alguns dias de evolução e até alguma dificuldade em respirar são sintomas para que possa ter uma infecção respiratória grave e que se pode enquadrar num quadro clínico de Sépsis” exemplifica realçando que “há outros conjuntos de sintomas que se encaixam dentro deste diagnóstico”.

Este projecto já permitiu alguns resultados positivos mas a coordenadora no CHNE diz que ainda há muito por fazer, sobretudo ao nível da formação “para que as pessoas interiorizem mais o diagnóstico e o tratamento”.

Apesar da inclusão das urgências médico-cirúrgicas neste projecto só estar prevista para 2011, o Centro Hospitalar iniciou a implementação da Via Verde da Sépsis em Novembro de 2009 e, até Dezembro de 2010, já tinham sido atendidos 194 pacientes.

O próximo passo é incluir cada vez mais doentes no sistema.

Fonte: Brigantia