quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A época balnear começou a 1 de Junho


A Proteção Civil, Instituto da Água, administrações das regiões hidrográficas, Instituto de Socorros a Náufragos e autarquias lançam este ano uma campanha de sensibilização destinada a alertar os banhistas para os perigos nas praias.

A época balnear já começou em todo o país, com a cerimónia oficial a decorrer este ano em Mafra, quando se debate a necessidade de adaptar a época balnear às condições climatéricas para evitar afogamentos fora de época.

O secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, defende que o calendário de início da época balnear deverá ser ajustado conforme as condições climatéricas, dando como exemplo o calendário de combate a incêndios florestais.
Por seu lado, a Federação Portuguesa de Concessionários de Praia e a Liga dos Bombeiros Portugueses vêm alertar para a necessidade de garantir o socorro nas praias fora da época balnear.

Com vista a modificar o sistema nacional de prevenção de afogamentos e a reduzir o número de praias não vigiadas, a Federação Portuguesa de Concessionários de Praia e a Federação Portuguesa de Nadadores-salvadores partilham da opinião de que a vigilância e a contratação de nadadores-salvadores deveriam passar para a esfera das autarquias.

A época balnear começa este ano com 240 bandeiras azuis hasteadas, mais 14 do que em 2009.

Fonte: O Principal