sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novo nó à zona industrial de Macedo estimula negócio

Apesar de ainda ser provisório, o novo nó de acesso à Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros já está a trazer mais valias a esta zona.

Os empresários reclamam, contudo outro tipo de infra-estruturas e receiam que a facilidade de acesso traga também o aumento da criminalidade, uma vez que é uma zona isolada e frequentemente alvo de assaltos.

Até há pouco tempo para chegar à Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros era necessário entrar na freguesia da Amendoeira.

Em 2010, com o início das obras da A4 foi criado um nó de acesso, a partir do IP4.

Alguns empresários sediados na zona industrial consideram que um dos principais entraves ao desenvolvimento desta zona sempre foi o acesso.

“O acesso era o calcanhar de Aquiles e não sei até que ponto comprometeu algum investimento. Mesmo para nós era complicado fazer movimentar os carros pesados. O novo nó de acesso obviamente que melhora as entradas e saídas” refere Carlos Neto, um empresário ali estabelecido. “Acho que vai beneficiar bastante porque antes a entrada era muito fraca” considera outro.

Contudo os novos acessos fazem também os empresários pensar no possível aumento da criminalidade, uma vez que a zona já foi alvo de vários assaltos.

Reclamam por isso que haja mais vigilância.

Carlos Neto, está nesta há 8 anos já foi vítima de tentativa de assalto duas vezes, o que o levou a reforçar as medidas de segurança.

“Já tentaram duas vezes mas nunca concretizaram porque temos um sistema de vigilância bastante sofisticado” refere, acrescentando que “a zona industrial está muito exposta aos amigos do alheio”.

“Isto está numa zona que não nem grande vigilância, à noite é muito deserto” considera outro empresário.

Os incentivos dados pela câmara desde 1998 motivam o investimento da zona.

Mas alguns consideram que os lotes podiam ser um pouco mais caros e terem melhores condições.

“Tive possibilidade de comprar um lote de acordo com as minhas necessidades e a camra sempre se manifestou disponível” refere Carlos Neto. Já o outro empresário admite que “os terrenos são baratos embora as condições não sejam muito boas porque não tem passeios”.

O novo nó de acesso melhora as acessibilidades à Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros mas ficam ainda a faltar outras infra-estruturas como passeios.

Fonte: CIR