quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Duarte Caldeira diz que falta de apoios das autarquias não encerrará bombeiros


Capacidade de resposta comprometida, é possível. Encerramento, não. É esta a opinião do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses em relação à diminuição dos apoios das autarquias às associações e corpos de bombeiros.
Duarte Caldeira, presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considera que a redução dos apoios das autarquias às associações e corpos de bombeiros poderá comprometer a capacidade de resposta dos soldados da paz, mas recusa a ideia de que irá provocar o seu encerramento.

Jaime Mata Soares, da Associação nacional de Municípios Portugueses, disse ontem várias associações de bombeiros estão em risco de entrar em falência técnica, devido à redução de apoios das câmaras Municipais, também estas com restrições orçamentais.

Duarte Caldeira admite que as associações e corpos de bombeiros vivem com grandes dificuldades, ao mesmo tempo que revela preocupação em relação á respectiva capacidade de resposta. O responsável afirma-se desde já preocupado com o próximo Verão e o combate aos incêndios florestais.

Os bombeiros atravessam dificuldades devido à redução de verbas das autarquias, mas também devido aos efeitos da aplicação prática do novo regulamento de transporte de doentes e ainda devido à falta de actualização das verbas oriundas da Autoridade Nacional de Protecção Civil, adianta Duarte Caldeira. Acresce ainda o constante aumento dos preços dos combustíveis. Apesar de tudo, o presidente da LBP não antecipa o encerramento das associações.

Fonte: BP