terça-feira, 14 de setembro de 2010

Calor trouxe os incêndios de regresso ao norte de Portugal


Os fogos regressaram ontem ao País. O distrito de Viseu foi o mais atingido com o reacendimento das chamas. Desde o inicio do mês já deflagraram quase 1200 fogos.

De acordo com a informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil foram registados desde o inicio do mês 1171 incêndios florestais. Ontem o dia voltou a ser de muito trabalho para os bombeiros sobretudo no distrito de Viseu.

"As situações mais complicadas foram vividas nas povoações de Caselho, Silvares e Carvalhal da Mulher, mas não houve casas em risco", adiantou o comandante de bombeiros de Oliveira de Frades Fernando Farreca.

Do outro lado da serra, em, Alcofra, as chamas também só ficaram dominadas a meio da tarde. Nos dois fogos estiveram envolvidos 130 homens e 30 viaturas ajudados por dois helicópteros e dois aviões pesados. Houve ainda registo de fogos em Monção, distrito de Viana do Castelo e Gache, concelho e distrito de Vila Real.

A PJ anunciou a detenção de um homem de 42 anos, "fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal" que deflagrou, no concelho de Cabeceiras de Basto, Braga. O detido foi ouvido em Tribunal e vai ficar a aguardar julgamento com apresentações diárias na GNR. Com esta detenção, eleva-se para 29 o número de incendiários florestais detidos durante este Verão.

Para reduzir o risco de incêndios, o Governo simplificou a apresentação de candidaturas a fundos comunitários para a beneficiação florestal em áreas inferiores a 25 hectares. Até aqui estes proprietários estavam obrigados a associar-se em zonas de intervenção florestal (ZIF) mas com as simplificações introduzidas podem agora apresentar os projectos a nível individual para terem acesso aos fundos comunitários para a floresta. A resolução do Conselho de Ministros diz que as novas regras serão "menos burocráticas" para promover "maior celeridade processual".

Fonte: DN