quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CHNE estuda abertura de urgência para idosos

O Centro Hospitalar do Nordeste poderá vir a ter uma urgência própria para atendimento à população mais idosa.
Seria uma urgência para a terceira idade.
A ideia é defendida pelo presidente do Conselho de Administração do CHNE.
“Está definido por lei e orientações do ministério da saúde que na urgência a pediatria seja separada e eu ando aqui a construir uma ideia que não sei se não seria importante em ter no Nordeste uma urgência de geriatria deparada” considera Henrique Capelas, acrescentando que “cada hospital deve dar resposta concreta e objectiva às características da população que tem e nós temos muitos velhinhos a aceder à nossa urgência”. Por isso “talvez se justificasse ter uma urgência à parte. É uma coisa que vou ter de discutir com os técnicos”.
Henrique Capelas diz que a grande maioria dos atendimentos nas urgências dos hospitais de Bragança e Mirandela são a pessoas da terceira idade.
“A maior parte dos doentes que estão nas salas de observações e cuidados intermédios são pessoas de idade” argumenta. Daí que talvez se justificasse uma urgência orientada para esse tipo de situações. Teremos de ver” conclui.
Ao todo, em 2009, o CHNE registou mais de 88 mil episódios de urgência.
Um terço dos quais envolviam doentes com mais de 65 anos.
Este ano, dos mais de 48 mil atendimentos nas urgências de Bragança e Mirandela, 32 por cento eram de pessoas daquela faixa etária.
A proposta deverá ser estudada com técnicos de saúde e só depois poderá avançar.
Fonte: Brigantia