segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Descida das temperaturas não deu tréguas aos bombeiros


Ontem registaram-se mais de uma centena de fogos. Chuva prevista para hoje faz baixar risco em todo o País.

Apesar da descida das temperaturas, o interior do País continua a enfrentar a ameaça dos incêndios. Viseu e Vila Real foram os distritos mais fustigados pelas chamas.

Até às 20.00 de ontem estavam registados 124 incêndios, dos quais dois permaneciam fora de controlo.

As chamas continuam a fustigar Valpaços, no distrito de Vila Real, num incêndio que teve inicio na tarde de sábado, mas que continuou ontem por circunscrever depois de se ter reacendido durante a manhã. O fogo estava no entanto controlado e ao início da noite combatiam as chamas 38 bombeiros, nove veículos e dois meios aéreos.

Em Castro Daire, no distrito de Viseu, o fogo que deflagrou ao início da tarde continuava por circunscrever. O comando da Protecção Civil apontava a "dificuldade de acessos e o forte vento que se fez sentir" como as principais dificuldades para controlar as chamas. Em risco estava uma plantação de eucaliptos onde os bombeiros concentravam os principais esforços. O incêndio mobilizava 123 bombeiros, ajudados por três meios aéreos e 37 veículos.

No sábado, registaram-se 143 fogos, que mobilizaram 1687 combatentes e 419 veículos e obrigaram à activação de 69 missões de meios aéreos.

Ontem o Presidente da República, Cavaco Silva homenageou os bombeiros portugueses em Armamar, Viseu - que considerou "um exemplo dos valores do voluntariado", em especial os 14 que morreram há 25 anos no combate a um incêndio de grandes dimensões em Armamar.

A Meteorologia baixa hoje o nível de risco de incêndio no País, que passa a moderado devido a possibilidade de aguaceiros.

Fonte: DN