quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Enxurrada destrói centro de aldeia


Várias casas ficaram inundadas na aldeia de Vale Frades, concelho de Vimioso, com a trovoada que ontem se abateu naquela zona.
Ao final da tarde de quarta-feira, durante uma hora e meia choveu torrencialmente e a força da água arrancou os paralelos no centro da localidade.
Ilda Pires, uma das habitantes, conta que “durou hora e meia sem cessar um bocadinho, entrou para as casas, a água dava-me pelo joelho”. “Derrubou muros das cortinhas. Foi uma coisa muito violenta. Só tinha visto isto na televisão na Madeira” acrescenta.

Em casa de Adelaide Ribeiro a água chegou ao meio metro de altura, atingindo diversas divisões.
Hoje passou o dia a tirar lama de dentro da habitação. “Está tudo cheio de lama, se não fossem os bombeiros eu não conseguia tirar aquela lama toda porque é uma grande extensão” refere, acrescentando que “tinha uns livros na garagem que andavam aqui a boiar”. “Agora vai ser uma grande maçada para pôr tudo no sítio” salienta. “A força da água devia ser muito grande porque tinha um balde com roupa suja na casa de banho e estava no chão” afirma.
Manuel Morais também ainda apanhou um susto por causa das vacas que tinha na loja. “Cheguei aqui e vi os animais cheios de água, pensei que se afogavam. Conseguimos tirar alguma água e não foi preciso tirá-los daqui” conta.

O centro da aldeia ficou danificado pois a força da água levantou os paralelos e arrastou a areia. “Nunca se tinha visto tanta água. Começou a vir toda por aqui abaixo e arrancou os paralelos” conta o presidente da junta, acrescentando que “uma pessoa tentou passar por aqui, mas se a cartinha não tinha tracção entrava-lhe a água pelas portas”.
José Fernandes estima que o chão só deverá ficar calcetado na próxima semana. “Já está aqui o pessoal da câmara para resolver o problema, ficou tudo esburacado, ainda leva uns três ou quatro dias”.

Registaram-se também alguns prejuízos em terrenos e culturas.
Os bombeiros de Vimioso estiveram a ajudar a população nos trabalhos de limpeza.
Fonte: Brigantia