quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Risco de incêndio muito elevado em oito distritos

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje vários concelhos de oito distritos de Portugal sob aviso de risco Muito Elevado de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco.
O aviso de risco «Muito Elevado» de incêndio está activo para os distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Leiria e Faro.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o «reduzido» e o «máximo», e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
De acordo com a informação a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foram registados, na quarta-feira, 88 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 975 bombeiros, apoiados por 231 veículos, e obrigaram à realização de cerca de 55 missões aéreas.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais encontra-se na «Fase Charlie», considerada a de maior risco de incêndios, até 30 de Setembro.
Fonte: diariodigital