quinta-feira, 19 de agosto de 2010

18 de Agosto, 3 Incêndios florestais no espaço de 5 horas


Para os "especialistas", 3 incêndios de "causas negligentes" ocorreram ontem, dia 18 de Agosto 2010 no concelho de Macedo de Cavaleiros! Um junto à Aldeia de Sezulfe, bem juntinho à EN15, cerca das 19 horas. Poucos minutos depois outra negligência, também junto à EN15 que liga Macedo a Mirandela, um outro incêndio irrompeu entre as Aldeias de Vale Pradinhos e Vimieiro.
Quis a coincidência que um outro incêndio eclodisse já no concelho de Mirandela e também junto à EN15 mas na freguesia de Carvalhais... No combate às chamas que evoluíram com extrema violência estiveram vários meios dos Corpos de Bombeiros do Distrito de Bragança.
Para quem teve a oportunidade de ver os 3 incendios como muitos viram, estranha-se a coincidência de serem todos junto da EN15 e todos praticamente em linha recta no horizonte...
Enquanto se fazia o combate, foram encontrados junto à estrada, pontas de cigarros com fósforos à sua volta, o que leva a querer que a teoria da causa negligente tão pomposamente anunciada pelas autoridade está um pouco desfasada da realidade, já que a causa intencional é mais que óbvia!
Estavam as equipas de combate a alimentar-se quando, por volta das 22:30, eclodiu um outro incêndio junto ao cruzamento da aldeia de Comunhas no meio de um pinhal, valeu o forte dispositivo concentrado em Macedo de Cavaleiros que debelou rapidamente as chamas! ( nós achamos que foi um esquilo fumador que chegou fogo ao pinhal ).
Um agradecimento especial a todos os Corpos de Bombeiros que nos apoiaram nas várias frentes de Fogo!

Poderão ver uma foto recolhida pelo fotografo de renome internacional Paulo Santos em: http://www.paulonunesdossantos.blogspot.com/

Este fotojornalista acompanhou uma equipa ontem durante o combate às chamas no incêndio de Sezulfe!