segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Associação de Municípios critica “descomando” no combate aos fogos


O responsável pela Protecção Civil na Associação Nacional de Municípios sustenta que a dificuldade no combate a incêndios resulta do facto de muitas estruturas de comando desconhecerem o terreno.

A descoordenação é - na leitura de Jaime Soares - um dos factores que tem dificultado a acção dos bombeiros. Por isso, defende a reestruturação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, bem como dos comandos operacionais de zona.

“Tem que haver uma reestruturação, voltar a reorganizar o sistema como estava no passado, e no terreno estarem pessoas que conhecem os locais onde estão a actuar. Os problemas não se resolvem com um comando único que, no fim de contas, não comanda mas descomanda”, disse.

O responsável pela Protecção Civil na Associação de Municípios dirige críticas também ao Ministério da Agricultura, que acusa de incompetência na prevenção de incêndios. “Os fogos evitam-se não se combatem e não se está a fazer nada para os evitar. O Ministério da Agricultura é o principal responsável pela gestão da floresta portuguesa”, justifica Jaime Soares.

Fonte: Renascença