terça-feira, 31 de agosto de 2010

Subida da temperatura trouxe aumento de incêndios

Desde a meia-noite e até às 22 horas de ontem, segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou 273 incêndios florestais, 13 dos quais activos àquela hora. Estas ocorrências mobilizaram 4564 operacionais e 1172 veículos.
Trás-os-Montes e Alto Minho foram as regiões mais afectadas, mantendo-se, para hoje, o alerta amarelo, com subida da temperatura nas previsões. Ainda ontem, a GNR deteve em Curalha, Chaves, um homem de 36 anos, coveiro de profissão, por alegada autoria de um incêndio florestal detectado no domingo.
O incêndio florestal em Lodares, Vila Real, deu continuidade às preocupações que vinham do fim-de-semana, quando as chamas assustaram S. Martinho de Anta, Sabrosa, e foi o que mais dores de cabeça provocou ontem à Protecção Civil e o que mais meios mobilizou ao longo do dia.
Ainda no distrito de Vila Real, o reacendimento de um incêndio em Vilela Seca, município de Chaves, chegou a assustar as populações. As chamas chegaram "à porta" de umas estufas de flores, que escaparam graças à intervenção dos proprietários, dos bombeiros e da GNR.
Por seu turno, o ministro da Agricultura, António Serrano, visitou ontem algumas das áreas ardidas no Centro do país, e anunciou um milhão de euros de investimento na reflorestação da serra da Estrela, processo que não irá começar antes de Março de 2011. Igual quantia será investida para reabilitar os solos queimados no município de S. Pedro do Sul.
Fonte: JN