segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quatro mortos em choque em cadeia na A25

Fonte: www.prociv.pt


Fotos: SIC

Em actualização - O choque em cadeia de dezenas de viaturas, na A25, junto a Talhadas, Aveiro, provocou quatro mortos e pelo menos 25 feridos. Nove viaturas estão a arder. INEM descreve situação "aterradora" e prevê dezenas de vítimas.

O acidente na A25, no nó de Talhada, em Sever do Vouga, provocou pelo menos quatro mortos e 25 feridos. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) descreve o cenário como "aterrador".

No local estão duas viaturas de intervenção em catástrofe que estão a montar um posto médico avançado para fazer a triagem e prestar os primeiros socorros às vítimas, disse fonte do INEM, adiantando que estão também no terreno duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

Todas as cooporações de bombeiros da zona foram chamadas para o local do acidente, referiu adiantando que estão a ser enviados mensagens por telemóvel para todos os profissionais da zona, em apelo geral.

De acordo com o INEM envolveu cerca de 50 viaturas estando algumas a arder. A Protecção Civil contabiliza 46 viaturas envolvidas. Nove ligeiros e dois pesados estão a arder.

O acidente ocorreu no sentido Aveiro/Viseu, junto ao nó de Talhadas.

No local estão 157 bombeiros e 49 viaturas além do Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Sever do Vouga e do Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Aveiro a caminho do teatro de operações.

Foi também accionados um helicóptero configurado para evacuação aero-médica para a base aérea de Albergaria-a-Velha.

Três feridos graves junto ao nó de Pinzio

Também na A25, no nó de Pinzio, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, há a registar três feridos graves na sequência do despiste de um veículo ligeiro, ao quilómetro 176.

Duas das vítimas foram evacuadas para o hospital Sousa Martins, na Guarda.

A A25 encontra-se cortada no sentido Guarda/Vilar Formoso entre Guarda e Pinzio.

As operações de socorro estão a ser comandadas pelo adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros da Guarda. No local estão 42 elementos de assistência e socorro, apoiados por 14 viaturas e um Helicóptero de Socorro e Assistência.


Fonte: JN