quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Incêndios descem para quase metade mas temperaturas vão subir


Pela primeira vez em 15 dias, número de fogos caiu e força de combate pôde repor forças.
Pela primeira vez em 15 dias, o número de incêndios florestais caiu ontem para quase metade da média que se tem registado, em consequência da descida das temperaturas em todo o país.
Se na terça-feira o dia terminou com o registo de 363 incêndios, segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil, ontem, até à hora do fecho desta edição, a página da ANPC registava 177 ocorrências, um valor consideravelmente abaixo da média que se tem verificado nos últimos dias - sempre mais de 350, em alguns dias 400. "As condições meteorológicas facilitaram a extinção de muitos incêndios e não houve muitos reacendimentos", explicou ao Diário Económico o presidente da Liga de Bombeiros, Duarte Caldeira, para quem o dia de ontem "foi muito importante para o Dispositivo de Combate a Incêndios porque permitiu repor forças e proceder à manutenção de veículos".
Este tem sido um dos Verões mais negros da década em matéria de incêndios e área ardida, só sendo ultrapassado pelos anos de 2003 e 2005. Até 15 de Agosto, já arderam mais de 71 mil hectares do território nacional, um valor que quase atinge os 89 mil de todo o ano de 2009.



Fonte: Económico