sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Baixas temperaturas ajudaram bombeiros durante a noite


A madrugada revelou-se amiga do trabalho dos bombeiros, que já conseguiram dominar os incêndios que lavram em São Pedro do Sul e alguns dos que consomem mato no Parque Nacional Peneda-Gerês.

No início desta manhã (7h30), há sete incêndios de grandes dimensões por circunscrever, num total de 12 fogos activos.

Os bombeiros conseguiram dominar os incêndios que lavram em São Pedro do Sul e Marco de Canavezes, bem dois dos cinco fogos área do Parque Nacional Peneda-Gerês: Germil e Vilarinho das Furnas.

Complicada continua a situação em Mezio, Calcedónia e Fafião, todos no Gerês.

Em Mezio, concelho de Arcos de Valdevez, o fogo tem três frentes activas e é o que concentra o maior número de meios humanos: mais de 150 operacionais. Uma aldeia teve ontem de ser evacuada devido à proximidade das chamas, no entanto, após horas de espera e de angústia, esta madrugada a população de Vilar de Soente teve autorização para regressar a casa.

Na Serra da Estrela, o concelho de Seia, na Guarda, é nesta altura o que mais meios de combate a fogos mobiliza e, apesar de o incêndio de Sandomil estar dominado, as chamas continuam a lavrar em Aldeia da Serra e Carvalhal da Loiça. Só estes dois incêndios estão a ser combatidos por 400 homens.

Há ainda registo de fogos activos nos concelhos de Chaves e de Penafiel.

A actual vaga de incêndios dura desde Julho. De acordo com as contas da Protecção Civil, nas últimas três semanas registaram-se mais de 7300 incêndios. Desde 25 de Julho, a média de fogos tem sido superior a 300 por dia.
Fonte: Renascença