sábado, 14 de agosto de 2010

Bombeiros dizem que falta organização no combate aos fogos


O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) considerou, esta sexta-feira, que nem tudo tem corrido pelo melhor no combate aos fogos deste Verão.

«Há algumas situações que têm de ser rectificadas», sobretudo na «coordenação e no comando intermédio das forças no terreno», quer seja na mobilização de meios humanos quer seja na mobilização de meios materiais, disse à TSF Fernando Curto.

Além disso, identificou, falta «logística e planeamento, o que inviabiliza a interligação entre os comandantes operacionais municipais, distritais e o nacional». Também não ajuda o facto de algumas câmaras ainda não terem nomeado os comandantes municipais, como diz a lei, acrescentou.

Fernando Curto alertou ainda para o facto de alguns bombeiros estarem a trabalhar 24 ou 48 horas seguidas, o que provoca uma «fadiga muito grande» e pode pôr em causa o trabalho no terreno.

O presidente da ABBP criticou ainda o Ministério da Agricultura, considerando que tem falhado nas medidas de prevenção dos fogos florestais.

A ANBP apelou, esta sexta-feira, aos filiados, bombeiros sapadores e municipais para interromperem as férias ou prescindirem das folgas que estarão a gozar para combaterem os fogos.

Em declarações à TSF, o presidente da associação revelou que muitos já se disponibilizaram para o fazer.

Fonte: TSF